A NUTROLOGIA MÉDICA COMO FERRAMENTA NA MELHORIA ESTÉTICA - Derma Esthetica
                         A NUTROLOGIA MÉDICA COMO FERRAMENTA NA MELHORIA ESTÉTICA
                                                                                    Robson Vieira Porto Júnior[1]     
                                                                                    Daniella Patrícia de Oliveira Porto[2]
 
           
       Nutrologia é o ramo da medicina que se incumbe de estudar a repercussão dos macro e micro nutrientes na fisiologia humana, tendo relação direta com o funcionamento geral do organismo, bem como com o aspecto externo do mesmo, daí sua imprescindibilidade para o total sucesso também de tratamentos capilares, de emagrecimento e de melhoria da pele.
            O pesquisador Julio Sérgio Marchini , Chefe da Divisão de Nutrologia do Departamento de Clínica Médica - Orientador/Pesquisador e Professor titular Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP elenca como objetivos do médico nutrólogo, e da nutrologia como um todo, relacionar as funções metabólicas dos nutrientes e suas interrelações com a prevenção de agravos ao organismo. (MARCHINI, 2008)
Por óbvio , o conhecimento das funções dos alimentos no corpo humano permite inferir suas repercussões fisiológicas , psicológicas e estéticas . Patologias, sejam elas degenerativas , crônicas, infecciosas ou não, têm íntima relação com carências ou excessos nutricionais  “Distúrbios nutricionais e doenças nutricionais são então aqueles que têm como agentes diretos ou indiretos os nutrientes” (MARCHINI, 2008).
            A qualidade dos componentes do sistema tegumentar: pele, unhas e cabelos, assim como todos os demais componentes da fisiologia, sofrem direta repercussão dos alimentos ingeridos e dos hábitos de vida. Ademais, avanços nos tratamentos estéticos, em particular os relacionados à perda de medidas, podem ter a patente necessidade de investigação de eventuais distúrbios alimentares, ficando tal análise à cargo do médico nutrólogo.
            Não se pode olvidar ainda dos efeitos deletérios dos radicais livres, prondo o envelhecimento e todos os seus efeitos indesejáveis. A ciência, entretanto, aponta as dietas e suplementações baseadas no consumo de antioxidantes como eficientes na redução de doenças. (BIANCHI, 1999).
Dessa forma, a criteriosa análise dos nutrientes consumidos pelo paciente, com suas respectivas mensurações, e ainda de possíveis debilidades no consumo de antioxidantes, constitui-se como ferramenta indissociável da saúde e dos padrões de beleza.
 

 


[1] Médico Nutrólogo; Membro da Associação Brasileira de Nutrologia
[2] Acadêmica do terceiro período de Medicina das Faculdades Integradas Pitágoras; Sócia Proprietária da Derma Esthética

Tratamentos Derma Esthetica

Conheça nossos tratamentos.